Aldeia Multiétnica Filhos desta Terra celebra 8 anos com programação cultural em Guarulhos
- Theo Leitte

- 4 de nov.
- 1 min de leitura

A Aldeia Indígena Multiétnica Filhos desta Terra, localizada na Área de Preservação Ambiental (APA) Cabuçu-Tanque Grande, em Guarulhos, comemorou seu 8º aniversário com uma programação aberta ao público nos dias 24, 25 e 26 de outubro. O evento gratuito contou com cânticos, danças, comidas típicas, trilhas ecológicas e culturais, pintura corporal, venda de artesanato e rodas de conversa.
A celebração destacou a diversidade dos povos originários e a resistência em manter vivas as tradições e a sabedoria ancestral, mesmo em um contexto urbano. A aldeia reúne famílias de diferentes etnias — como Wassú-Cocal, Tupi-Guarani, Maxakali, Kaimbé, Pankararu, Pankararé, Timbira, Guajajara, Puri, Xucuru, Tapuia, Tupi-Gavião e Akroá Gamella — e compartilha o território com a Aldeia Wassú-Cocal.
De acordo com a Subsecretaria da Igualdade Racial, a aldeia é fruto de luta e organização de lideranças indígenas que, em 27 de outubro de 2017, realizaram a retomada do território. O espaço é hoje referência na preservação cultural, ambiental e espiritual dos povos indígenas que vivem em Guarulhos e região.
O evento reuniu visitantes de diversas localidades e etnias, reforçando a importância da aldeia como um símbolo de resistência, valorização cultural e integração com a natureza.

















Comentários