top of page

Carreta Rosa da Mamografia chega ao distrito de Palmeiras nesta quinta-feira

  • Foto do escritor: Theo Leitte
    Theo Leitte
  • 29 de out.
  • 3 min de leitura
ree

A Secretaria de Saúde de Suzano levará a Carreta Rosa da Mamografia ao distrito de Palmeiras a partir desta quinta-feira (30/10). Os atendimentos ocorrerão na Paróquia São Francisco de Assis (rua Crispin Adelino Cardoso, 222 – Recanto Feliz), das 8h às 17h, até sábado da próxima semana (08/11), com exceção do Dia de Finados (02/11).


Mulheres de 40 a 74 anos poderão realizar o exame por livre demanda, bastando apresentar documento de identidade, comprovante de endereço e cartão do Sistema Único de Saúde (SUS). Pacientes fora dessa faixa etária também poderão ser atendidas, mediante pedido médico.


Para o exame, recomenda-se não utilizar desodorante, cremes ou talcos no dia da realização. O procedimento deve ser feito preferencialmente entre o 5º e o 10º dia após o início da última menstruação. Caso a paciente tenha realizado exame com contraste venoso, é necessário aguardar 48 horas. O exame não é indicado para gestantes ou lactantes.


A iniciativa integra as ações do “Outubro Rosa”, campanha de conscientização sobre a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de mama, que neste ano em Suzano foi desenvolvida sob o tema “Suzano pela Saúde da Mulher”.

A mesma carreta já esteve em outros dois pontos da cidade. Entre 8 e 17 de outubro, no Largo da Feira, no centro, foram realizados 355 exames; e na Clínica da Família Dr. André Cano Garcia, no bairro Cidade Boa Vista, entre 18 e 29 de outubro, foram efetuados 360 exames, totalizando 715 mamografias nesses dois locais.


As ações voltadas às mulheres também incluíram o “Dia Rosa”, realizado em 24 de outubro na Clínica da Mulher Claudete Oliveira dos Santos, no Parque Santa Rosa. Na ocasião, foram oferecidos 26 exames de papanicolau, 14 mamografias, 22 agendamentos, além de 32 ultrassons de mamas, um ultrassom transvaginal, 22 exames de eletrocardiograma, 26 procedimentos de auriculoterapia e oito atendimentos jurídicos em parceria com a 55ª Subseção da OAB Suzano, totalizando 151 atendimentos.


Outro destaque foi o “Dia D” da campanha Outubro Rosa, realizado em 18 de outubro, que promoveu 2.101 atendimentos nas unidades de saúde da cidade. Na Clínica da Família Dr. André Cano Garcia, houve 56 mamografias, aulas de zumba, 39 exames de eletrocardiograma, 32 de papanicolau, 143 sessões de auriculoterapia, além de palestras e avaliações odontológicas.


Nas UBSs do Jardim Alterópolis, Jardim Casa Branca, Jardim Colorado, Parque Maria Helena, Tabamarajoara, Jardim Dona Benta e Jardim Vitória, foram aplicadas 533 vacinas e realizados 210 papanicolau, 70 procedimentos de auriculoterapia, 17 implantes de implanon, 121 avaliações odontológicas, 27 testes rápidos e 120 consultas médicas.


As USFs Dr. Eduardo Nakamura (Miguel Badra Baixo) e Vila Amorim também participaram, com 76 consultas médicas, 62 solicitações de exames laboratoriais, 49 coletas de papanicolau, cinco palestras educativas, 67 sessões de auriculoterapia, 51 solicitações de mamografia e 173 vacinas aplicadas.

O secretário municipal de Saúde, Diego Ferreira, destacou o encerramento da programação especial do mês.

“A chegada da carreta da mamografia na região de Palmeiras encerra nosso planejamento para o Outubro Rosa, período em que conseguimos oferecer uma série de ações voltadas à saúde da mulher, contemplando todas as regiões da cidade”, afirmou.

Crédito das fotos: Wanderley Costa / Secop Suzano


Comentários


ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Fale conosco

Rua Clementina, s/n - Vila Virgínia, Itaquaquecetuba - São Paulo - SP, 08577-000

 

Copyright © 2025 - Gazeta Itaquá. Todos os direitos reservados.

 

SUZANO
bottom of page