top of page

Praça da Cidadania de Itaquá completa 100 dias com 11,9 mil pessoas atendidas

  • Foto do escritor: Theo Leitte
    Theo Leitte
  • 14 de out. de 2025
  • 2 min de leitura

Abertura ocorreu no dia 3 de junho



A Praça da Cidadania de Itaquaquecetuba completou 100 dias de funcionamento com um total de 11.976 pessoas atendidas, consolidando-se como um importante espaço de qualificação profissional, convivência comunitária e transformação social. O equipamento é gerido pelo Fundo Social de São Paulo, em parceria com a Prefeitura de Itaquaquecetuba.


Desde a inauguração, em 3 de junho, o local ofereceu cursos gratuitos nas áreas de gastronomia, beleza, moda, administração e informática, formando 361 alunos. Outros 45 alunos se formaram no curso de banho e tosa do programa Caminhos da Capacitação, realizado na Carreta PET, totalizando 406 formandos.


A Praça também se destacou como espaço de lazer e integração: mais de 9 mil pessoas utilizaram os equipamentos esportivos, como quadras, academia ao ar livre, pistas de caminhada e skate. Os espaços externos registraram 8.831 visitantes, demonstrando a forte adesão da comunidade.


Além disso, a unidade promoveu diversas ações comunitárias, como:


  • Festa Julina com a participação de moradores do bairro;

  • Formatura de alunos, com 200 participantes;

  • Projeto Vôlei Mania, que atende 150 crianças por semana;

  • Campanha Agosto Lilás, de combate ao feminicídio;

  • Ação “Cadeira Vazia”, em parceria com a UNG de Itaquá, de conscientização e acolhimento;

  • Celebração do Dia dos Pais, com mais de 200 lembrancinhas produzidas pelos alunos.


No eixo da empregabilidade, a Praça realizou uma ação conjunta com a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico, oferecendo 100 orientações sobre o Banco do Povo Paulista e cadastros para vagas de emprego.


Para a presidente do Fundo Social do município, Mila Boigues, a Praça da Cidadania é um marco na descentralização das políticas públicas.

“A Praça da Cidadania leva oportunidades de formação, cultura e lazer aos bairros. O projeto inverte a lógica tradicional de deslocamento até o centro, elevando o poder público até onde o povo vive”, afirmou.

O prefeito Eduardo Boigues também destacou o impacto do equipamento:

“Essa é uma conquista de toda a comunidade e representa nosso compromisso em levar mais qualidade de vida, qualificação profissional e lazer para o Marengo e entorno. Em apenas 100 dias, mostramos que quando o poder público se aproxima do povo, transformamos realidades.”

Comentários


ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Fale conosco

Rua Clementina, s/n - Vila Virgínia, Itaquaquecetuba - São Paulo - SP, 08577-000

 

Copyright © 2025 - Gazeta Itaquá. Todos os direitos reservados.

 

SUZANO
bottom of page