Procon de Suzano alerta sobre golpes de inteligência artificia
- Theo Leitte

- 9 de nov.
- 1 min de leitura
Criminosos se passam por conhecidos para solicitar dinheiro; órgão alerta sobre risco e reforça que senhas e códigos não devem ser compartilhados pelo celular

O Procon de Suzano iniciou uma ação de orientação para alertar a população sobre os riscos de golpes cometidos a partir de informações coletadas nas redes sociais — prática conhecida como “golpe da voz clonada”.
Com o uso de inteligência artificial, criminosos reproduzem a voz das vítimas utilizando vídeos, áudios ou postagens públicas, e entram em contato com parentes ou amigos pedindo dinheiro, empréstimos ou dados bancários.
A diretora do Procon, Daniela Itice, recomenda que os consumidores não compartilhem senhas ou códigos, desconfiem de mensagens suspeitas e confirmem a veracidade dos pedidos por outros meios. Ela reforça que, em caso de tentativa de golpe, o contato deve ser interrompido e o caso registrado na Polícia Civil.
📍 Atendimento: Rua Baruel, 126, Centro – de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h📧 E-mail: procon@suzano.sp.gov.br📞 Telefones: (11) 4744-7322 / (11) 4744-7461
📸 Foto: Mauricio Sordilli/Secop Suzano

















Comentários