Professoras de Poá levam pesquisas em Educação Matemática para congresso nacional na Bahia
- Theo Leitte

- 17 de out.
- 2 min de leitura
Educadoras da rede municipal participam do EBRAPEM 2025 e apresentam estudos desenvolvidos em parceria com a Universidade Cruzeiro do Sul

Cinco professoras da Rede Municipal de Ensino de Poá estão representando o município no XXIX Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática (EBRAPEM), um dos mais importantes eventos acadêmicos da área no país. O congresso acontece entre os dias 15 e 17 de outubro de 2025, na Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), na Bahia.
As docentes Aline Nicolau, Kátia Simone da Costa, Sandra Carvalho, Letícia Oliveira Calazans do Nascimento e Carina de Queiroz Rizzo são participantes do Programa Professor-Pesquisador, uma iniciativa da Universidade Cruzeiro do Sul (Unicsul) em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Poá.
O programa tem se destacado como um espaço de formação continuada e fomento à pesquisa entre profissionais da educação pública.
Com o tema “Pesquisa em Educação Matemática: Todos os Caminhos”, o EBRAPEM 2025 promove reflexões sobre como a produção acadêmica pode impactar diretamente as práticas pedagógicas em sala de aula. A participação das professoras de Poá reforça o compromisso com uma educação matemática mais crítica, atualizada e alinhada com os desafios da realidade escolar.
Compromisso com a formação docente
O secretário de Educação de Poá, Diego Moreira, destacou o envolvimento da gestão municipal no incentivo à formação acadêmica dos educadores:
“A secretaria acompanha de perto todo o percurso das participantes, desde a elaboração dos projetos até a escrita das dissertações de mestrado. Pela primeira vez, um grupo de professoras, com apoio institucional da Secretaria, participa de um evento acadêmico nacional”, afirmou.
Para o prefeito Saulo Souza, investir na qualificação dos docentes é investir diretamente na qualidade do ensino:
“A presença de Poá em um evento dessa dimensão mostra que estamos no caminho certo. Valorizar nossos professores é garantir um futuro melhor para nossos estudantes.”
Trabalhos apresentados pelas docentes:
Aline Nicolau – Desenvolvimento Profissional Docente e os Processos Avaliativos no Ensino de Estatística
Kátia Simone da Costa – Afinal, qual é o real papel do professor na metodologia ensino-aprendizagem-avaliação de matemática através da resolução de problemas?
Sandra Carvalho – Proposição de uma formação continuada de professores que ensinam Matemática nos 2ºs anos do Ensino Fundamental na rede municipal de Poá à luz do Letramento Matemático
Letícia Oliveira Calazans do Nascimento – Avaliação formativa no ensino de estatística sob a perspectiva da construção do conhecimento
Carina de Queiroz Rizzo – A Construção Coletiva do Currículo de Matemática nos anos iniciais em Poá-SP: Possibilidades e Desafios
A participação das professoras no EBRAPEM 2025 representa um marco importante para a educação municipal, evidenciando o potencial transformador da pesquisa aplicada à prática docente.
Foto: SECOM / Prefeitura de Poá

















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