top of page

Suzano passa a integrar grupo do Condemat+ voltado à modernização energética

  • Foto do escritor: Theo Leitte
    Theo Leitte
  • 31 de out. de 2025
  • 2 min de leitura

Projeto visa apoiar os municípios consorciados na transição para modelos mais eficientes, sustentáveis e inteligentes de gestão da iluminação pública



A Prefeitura de Suzano iniciou na última quarta-feira (29/10) a participação em um grupo regional de trabalho voltado à modernização e aprimoramento da iluminação pública. A cidade está associada ao Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (Condemat+) num projeto piloto desenvolvido em parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).


A proposta é promover o uso de dados e inovação tecnológica para subsidiar decisões de gestão pública a partir da inteligência de dados e da criação de uma plataforma digital integrada, intensificando a relação com universidades, agências de fomento e órgãos públicos para a busca de soluções técnicas e financeiras baseadas em pesquisas e inovações. A condução dos processos, a nível local, ficará a cargo de gestores e técnicos municipais, que serão capacitados.


Quem representará a cidade de Suzano nesta frente de trabalho será o secretário municipal de Manutenção e Serviços Urbanos, Samuel Oliveira, que foi um dos convidados da primeira reunião, ocorrida de forma on-line. Ele contribuirá com a consolidação dos dados que embasarão os diagnósticos situacionais e as propostas referentes aos modelos de financiamento que apoiarão a elaboração de projetos destinados às melhorias deste segmento.


Os dados serão organizados segundo uma metodologia que foi adaptada de uma ferramenta utilizada para avaliação de gestão de riscos e desastres naturais. O instrumento principal é um questionário de 50 perguntas, sendo 40 de múltipla escolha, sobre aspectos técnicos, operacionais, regulatórios e de gestão; e dez questões abertas, destinadas à apresentação de evidências e práticas locais.


O resultado do levantamento será analisado pelo Centro de Excelência em Pesquisa e Inovação em Iluminação Pública (Cepil) da Fapesp para identificar o estágio atual de cada município e definir um plano de ação individualizado, que definirá os rumos do processo de modernização e eficiência energética.


A partir do diagnóstico, o Cepil irá classificar o nível de maturidade dos municípios, indicar oportunidades de melhoria em infraestrutura, governança, processos e uso de dados, apoiando a estruturação de projetos de financiamento e parcerias tecnológicas.


Samuel Oliveira destacou a importância de avançar neste campo e promover as melhorias que são necessárias no contexto da iluminação pública.


“Sabemos que este setor é estratégico para o desenvolvimento dos municípios. Por isso, estamos atuando em conjunto para compartilharmos informações, identificando os aspectos que devem ser usados como referência para alcançarmos a excelência no trabalho”, ressaltou o titular da pasta da Manutenção.


Créditos das fotos: Wanderley Costa/Secop Suzano e Reprodução/Secop Suzano


Comentários


ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Fale conosco

Rua Clementina, s/n - Vila Virgínia, Itaquaquecetuba - São Paulo - SP, 08577-000

 

Copyright © 2025 - Gazeta Itaquá. Todos os direitos reservados.

 

SUZANO
bottom of page