Univesp firma acordo para implantação de 14 novos polos em cinco municípios paulistas
- Theo Leitte

- 3 de nov.
- 2 min de leitura

A Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp) anunciou, em 2025, a assinatura de novos acordos de cooperação com os municípios de São Paulo, Itapirapuã Paulista, Santo Antônio do Aracanguá, Nova Europa e Descalvado para a implantação de 14 novos polos presenciais. Desse total, 10 unidades serão abertas na capital, que já conta com 53 polos em parceria com a UNICEU.
Em julho, a instituição também inaugurou um novo polo na sede da Escola da Inclusão, vinculada à Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SEDPcD), em São Paulo.
Atualmente, a Univesp conta com 441 polos em funcionamento, distribuídos por 382 municípios, o que representa mais de 59% do território paulista.
Infraestrutura e apoio aos estudantes
Os polos da Univesp são espaços físicos equipados com computadores, impressoras e acesso à internet, onde os alunos realizam provas, encontros presenciais e atividades em grupo. Nesses locais, também podem solicitar serviços de secretaria acadêmica e contar com o apoio de um orientador, servidor da prefeitura local responsável pelo suporte aos estudantes.
Expansão e meta de universalização
Para o presidente da Univesp, professor Marcos Borges, o plano de expansão reforça o compromisso da instituição com o acesso à educação superior pública e de qualidade em todo o Estado.
“A meta é chegarmos cada dia mais perto do cidadão que quer estudar. A instituição já está presente em mais de 59% do território, e nossos polos são a única oferta de ensino superior presencial em 249 municípios de São Paulo. Esses dados mostram o nosso alcance e como contribuímos para transformar milhares de vidas, com o apoio das prefeituras, nossas principais parceiras”, destacou Borges.
Novos polos previstos
Descalvado
Itapirapuã Paulista
Nova Europa
Santo Antônio do Aracanguá
São Paulo – Barro Branco / UNICEU
São Paulo – Coreto de Taipas / UNICEU
São Paulo – Jardim Imperador / UNICEU
São Paulo – Tremembé / UNICEU
São Paulo – Horizonte Azul / UNICEU
São Paulo – Vila Alpina / UNICEU
São Paulo – Cidade Ademar / UNICEU
São Paulo – Cidade Líder / UNICEU
São Paulo – Ermelino Matarazzo / UNICEU
São Paulo – São Miguel / UNICEU
Como solicitar um polo da Univesp
Prefeituras e entidades interessadas em sediar um polo devem preencher o formulário de credenciamento disponível em:🔗 https://univesp.br/transparencia/chamamento-publico-polos
O documento solicita informações como:
cidade e população;
número de concluintes do Ensino Médio nos últimos três anos;
dados do prefeito e do gestor responsável;
tamanho e estrutura do polo proposto.
O site também oferece apresentações instrucionais sobre o processo. Dúvidas podem ser enviadas para o e-mail: credenciamento.polos@univesp.br.
Sobre a Univesp
Criada em 2012, a Univesp é uma instituição pública de ensino superior totalmente a distância, mantida pelo Governo do Estado de São Paulo. Conta com o apoio da USP, Unesp, Unicamp e Centro Paula Souza (CPS).
Atualmente, a universidade reúne mais de 88 mil alunos nos cursos de Letras, Matemática, Pedagogia, Tecnologia da Informação, Ciência de Dados, Engenharia de Computação, Engenharia de Produção, Administração e Processos Gerenciais.
Os cursos são realizados por meio de um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), que oferece videoaulas, bibliotecas digitais, conteúdos pedagógicos e fóruns de discussão, garantindo interação entre alunos e facilitadores.

















Comentários